As 512 famílias do Residencial Vila dos Oliveiras, localizado no bairro Pedrinhas, Zona Sul de Macapá, tiveram um sábado (17) especial. Em celebração ao primeiro ano do habitacional, o Governo do Amapá presenteou a comunidade com a inauguração da Escola Estadual José Antônio da Silva. Esta é a 21ª unidade de ensino entregue pela gestão estadual desde 2023, reforçando o compromisso com a educação de qualidade no estado.
A escola demandou um investimento de mais de R$ 1,4 milhão, oriundos do Tesouro Estadual, Caixa Econômica Federal, Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FNHIS) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Adicionalmente, o Governo do Amapá investiu R$ 174.696,85 na aquisição de mobiliário para a nova unidade.
Representando o governador Clécio Luís no evento, a secretária de Estado da Habitação, Mônica Dias, destacou a importância da entrega para a comunidade. "Hoje, mais que um aniversário, estamos celebrando junto às famílias a mudança de vida. O governador Clécio Luís sempre diz que ele não entregou apenas prédios, mas sim dignidade e, para evidenciar isso, também inauguramos uma escola para a comunidade, para garantir o acesso à educação, uma das prioridades do Governo do Estado. Além disso, temos uma equipe multiprofissional do Plantão Social que exerce um papel fundamental de suporte a esses moradores. Estamos muito felizes porque é esse o nosso papel, entregar o bem-estar a essas 512 famílias do Vila dos Oliveiras", afirmou.
A nova escola conta com uma estrutura completa, moderna e segura, incluindo quatro salas de aula, pátio central coberto, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de cozinha, refeitório, almoxarifado, sala de professores e outras dependências administrativas e técnicas.
A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, enfatizou o impacto da nova estrutura no aprendizado das crianças. “Essa escola foi projetada com vários ambientes para o processo de ensino-aprendizagem, que irá contribuir muito para a alfabetização e o desenvolvimento das nossas crianças. Nossa educação está cada vez mais fortalecida e é pra isso que estamos trabalhando incansavelmente”, frisou.
A Escola José Antônio da Silva tem capacidade para atender até 120 crianças, entre 4 e 8 anos, em dois turnos, sendo exclusiva para os moradores do residencial. Serão ofertadas turmas de educação infantil (1º e 2º período) e os primeiros anos do ensino fundamental 1 (1º ao 3º ano), etapas consideradas cruciais para o desenvolvimento na primeira infância e o processo de alfabetização.
O diretor da nova escola, Raimundo Souza, expressou sua gratidão em fazer parte do projeto e ressaltou a importância da parceria com a comunidade. “A gente entende que o processo educacional é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico, social, cultural, ambiental, e entramos com o propósito de trabalhar todas essas questões. A educação não se resume apenas à sala de aula, ela também se refere ao atendimento das necessidades e dificuldades que a comunidade enfrenta. Então, para mim, hoje a comunidade é uma parceira fundamental para que possamos colocar em prática aquilo que a gente acredita ser o melhor para todos”, disse.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de moradores do residencial, servidores e técnicos do Governo do Amapá, além de diversas autoridades estaduais e municipais.
homenagem
A escola recebeu o nome de José Antônio da Silva, o Mestre Jovino, uma figura emblemática da educação e cultura do Amapá. Mineiro radicado no estado desde 1986, Mestre Jovino dedicou sua vida ao ensino, à valorização da cultura local e à preservação do meio ambiente. Morador do bairro do Araxá, ele fundou uma escola comunitária em 1997 e lecionou em diversas instituições ao longo de sua trajetória.
Comentários: