Site de Notícias do Amapá

Segunda-feira, 07 de Julho de 2025

Notícias/Geral

Recorde no campo: Caravana Rural do Sebrae supera 10 mil atendimentos no Amapá

Iniciativa do Sebrae e parceiros alcança comunidades de difícil acesso, desburocratizando o acesso a crédito, documentação e políticas públicas para homens e mulheres do campo.

Recorde no campo: Caravana Rural do Sebrae supera 10 mil atendimentos no Amapá
Fotos:Ascom Sebrae
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A "Caravana de Atendimento Rural Integrada" está transformando a realidade de produtores rurais no Amapá. Com mais de 10 mil atendimentos consolidados em 74 comunidades em 2024 e 14 em 2025, a ação conjunta do Sebrae e seus parceiros garante que a cidadania e as oportunidades cheguem às áreas mais remotas do estado.

Atualmente, a Caravana está na Ilha de Aruans, em Vitória do Jari, na propriedade do senhor Teófilo Colares (dias 23 e 24). Em seguida, seguirá para Ariramba, na Resex Cajari (dias 26 e 26), e para a Comunidade Ajuruxi, também na Resex Rio Cajari (dia 27). O objetivo é claro: potencializar investimentos nas propriedades rurais, disponibilizar documentação essencial para acesso a crédito e fortalecer a agricultura familiar.

Publicidade

Leia Também:

O esforço de levar o direito ao campo

Erick Dias, coordenador da Caravana de Atendimento Integrada no Sebrae, destaca o trabalho coletivo. "Essa grande equipe em conjunto oferece serviços que são de direito aos produtores e assentados e que estão tendo acesso, graças a esse esforço coletivo que o Sebrae tem feito como esse forte facilitador, como esse grande mediador, que acredita na força dessas instituições e que convida o Governo do Estado junto com o Governo Federal e Municipal a abraçar esse projeto, que é de levar garantia de direito agrário para o homem e a mulher do campo", afirmou Dias, que prevê novas caravanas e mais políticas públicas para o setor.

Do diagnóstico à solução: a documentação como chave do acesso

Os produtores rurais enfrentam inúmeras barreiras para acessar informações e benefícios. A Caravana, no entanto, oferece não apenas atendimento, mas também capacitação e orientação, focando na união de esforços para emitir a documentação essencial, como o Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), que funciona como a identidade do produtor, garantindo segurança jurídica e pertencimento.

"O produtor rural precisa desses documentos para acessar políticas públicas, e procuram informações, a exemplo: de como acessar o Bolsa Verde; muitos assentados com dúvidas sobre a sua propriedade, se está bloqueado, qual a sua situação de documentação da propriedade; tem muitos jovens que não estão na CAF, há necessidade de acesso a crédito jovem e precisam ser inseridos", explica Erick Dias, do Sebrae.

Ele complementa que um diagnóstico rural participativo realizado pelo Sebrae identificou as principais necessidades dos produtores nos assentamentos, como a ausência de documentação fundiária, que os impede de acessar crédito. "Encontramos produtor com 26 anos de ocupação de propriedade, sem a documentação para poder acessar. No decorrer desse ano de 2025 ainda realizaremos outras ações semelhantes, de acordo com a necessidade, retomaremos com outras instituições para resolvermos e facilitar o acesso aos produtores rurais", finaliza Dias.

A Caravana de Atendimento Rural Integrado é uma ação conjunta do Sebrae com o Governo do Estado, Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Mazagão. A iniciativa conta com a participação de importantes órgãos como INCRA, SDR, Rurap, Diagro, Sepaq, Correspondente Bancário da CAIXA (CACTVS) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

A coordenação da Caravana no Sebrae é da gerente da Unidade de Agronegócio e Indústria (UAC-Agrin), Larissa Queiroz, e do analista de negócios, Erick Dias, com o apoio da gestora de projetos Albanize Colares.

Comentários:
De Bubuia

Publicado por:

De Bubuia

Saiba Mais

Veja também

Geral
Geral

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )