O Governo do Amapá está avançando na regionalização e descentralização dos serviços de urgência e emergência com a implantação de uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Zona Oeste de Macapá. A medida visa ampliar significativamente a cobertura para uma população estimada em quase 150 mil pessoas, principalmente moradores da região e das comunidades ao longo das rodovias no perímetro do KM 9.
A previsão é que a nova unidade comece a operar já em julho, com atendimento 24 horas. Ela funcionará junto ao prédio da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), na Rodovia Duca Serra, garantindo agilidade no socorro para casos clínicos e traumáticos de média e alta complexidade.
Redução no tempo de resposta
O diretor do Samu, Donato Farias, explica a importância estratégica da nova base. "Essa é a nossa segunda base descentralizada e tem o objetivo de aumentar nossa cobertura, diminuir o tempo de resposta e melhorar a qualidade assistencial. Serão cerca de 20 profissionais escalados para essa unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos e condutores", detalha Farias, indicando o reforço humano para a operação ininterrupta.
Parte das novas ambulâncias entregues recentemente pelo governador Clécio Luís já será destinada à base da Zona Oeste, fortalecendo a estrutura de atendimento. Cada turno contará com quatro profissionais, assegurando o funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.
A iniciativa na Zona Oeste é apenas o começo de um plano de expansão. Em agosto, a próxima base será instalada no município de Santana. Já em outubro, a quarta base entrará em funcionamento na Zona Sul de Macapá, no bairro Congós, consolidando o projeto de regionalização do atendimento pré-hospitalar do Governo do Estado.
O Samu, acionado pelo número 192, é essencial em situações de urgência e emergência.
Comentários: