A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou nesta segunda-feira (16), o Encontro pelo Orgulho Autista, em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista. Sob o tema “Menos ruído, mais respeito”, o evento reuniu pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), familiares e diversas autoridades, convidando à reflexão sobre a importância de acolher as singularidades do autismo.
A iniciativa é um desdobramento de uma mesa-redonda promovida pela Alap em 2024, que contou com a participação de especialistas, instituições públicas e a sociedade civil, resultando em ações concretas voltadas à inclusão de pessoas com TEA.
Inovações para acolhimento e acessibilidade
Durante o encontro, foram entregues 150 abafadores sensoriais para crianças e adolescentes autistas, auxiliando aqueles que são sensíveis a ruídos. Além disso, a Alap lançou o aplicativo Girassol Amapá, uma ferramenta que reúne, de forma simplificada, as leis estaduais voltadas a pessoas com deficiências ocultas, como autismo, surdez e transtornos de ansiedade — condições que muitas vezes não são visíveis à primeira vista.
Essas leis compõem o Código Estadual de Proteção à Pessoa com Deficiência Oculta, de autoria da deputada estadual e presidente da Alap, Alliny Serrão, que tem consolidado iniciativas voltadas à inclusão no estado. "A Assembleia está comprometida com a inclusão e a acessibilidade para pessoas com deficiências ocultas, como o TEA. Por isso, entregamos o aplicativo Girassol Amapá e os abafadores sensoriais", destacou a deputada.
A programação do evento foi cuidadosamente adaptada às necessidades do público com TEA, incluindo lanche com alimentação seletiva, palmas em Libras para evitar barulho e tempo reduzido de duração. Um dos momentos mais emocionantes foi o recital do jovem pianista autista João Pedro Quintas, de 21 anos.
A mãe de João Pedro, a oficial de Justiça Artilamar Quintas, falou da emoção em vê-lo se apresentar: “É uma realização. Sempre me emociono, parece a primeira vez. Ele superou barreiras sensoriais, de linguagem e o preconceito. É uma felicidade imensa”.
O evento contou com a presença de importantes figuras, como a vereadora de Macapá Margleide Alfaia; o defensor público-geral do Estado, José Rodrigues; o representante do MP-AP, Wueber Penafort; as juízas Alaíde Maria de Paula e Laura Costeira, e o juiz Marcus Quintas, além do representante da AMAAP (Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá), Cassius Clay.
Comentários: