Site de Notícias do Amapá

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025

Notícias/Geral

Exploração de petróleo na Amazônia pode gerar 495 mil empregos, diz CNI

Cadeia produtiva do petróleo vai empregar do engenheiro ao padeiro. Sai na frente quem for mais capacitado.

Exploração de petróleo na Amazônia pode gerar 495 mil empregos, diz CNI
Demanda por profissionais qualificados vai crescer junto com o avanço da exploração. Foto: Firjan/Senai
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A exploração de petróleo na Margem Equatorial, região que inclui a costa do Amapá, deve abrir quase meio milhão de vagas de emprego em todo o país. O dado é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e reforça o potencial do Amapá como nova fronteira energética e de trabalho qualificado na Amazônia.

O levantamento estima a criação de 495 mil empregos formais, diretos e indiretos, ao longo da cadeia produtiva do petróleo. Só no Amapá e estados vizinhos, o impacto inicial deve superar 50 mil oportunidades, considerando as fases de infraestrutura, logística, formação técnica e serviços de apoio.

Além dos postos ligados às plataformas e à operação offshore, haverá demanda crescente por técnicos, engenheiros, eletricistas industriais, soldadores, operadores de máquinas e profissionais de segurança.

Leia Também:

As primeiras contratações devem ocorrer nas etapas de construção e suporte logístico, antes mesmo da extração em larga escala. O Amapá, que abriga parte da área marítima da Margem Equatorial, está na rota das novas oportunidades de capacitação profissional e industrial.

📌LEIA TAMBÉM - SENAI SANTANA ABRE CURSOS GRATUITOS LIGADOS A CADEIA DO PETRÓLEO

A chegada do setor petrolífero deve movimentar diversos segmentos locais como portos, construção civil, hotelaria, alimentação e serviços, gerando empregos diretos e indiretos.

Cursos de instalações elétricas industriais, mecânica e automação passam a ser diferenciais importantes para quem deseja se inserir nesse mercado.

A demanda por profissionais qualificados vai crescer junto com o avanço da exploração. O Senai, por exemplo, já oferece formações que dialogam com a cadeia produtiva da energia e do petróleo, incluindo Instalações Elétricas Industriais.

Com o início da exploração no litoral amapaense, quem investir em capacitação técnica agora pode garantir empregos de longa duração e bons salários nos próximos anos.

Comentários:
De Bubuia

Publicado por:

De Bubuia

Saiba Mais

Veja também

Geral
Geral

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )