Site de Notícias do Amapá

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025

Notícias/Economia

Progressões no Amapá alcançam 23 mil servidores em dois anos

Estado mantém em dia os avanços funcionais e reforça política de valorização e mérito no serviço público.

Progressões no Amapá alcançam 23 mil servidores em dois anos
Mais de 18 mil servidores já foram beneficiados com progressões funcionais pagas em dia. Fotos:Kitt Nascimento
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As progressões funcionais no Amapá já beneficiaram mais de 23 mil servidores estaduais em dois anos, consolidando uma política de valorização e reconhecimento profissional.

O Governo do Amapá mantém em dia o pagamento das progressões funcionais dos servidores, fortalecendo um ciclo de reconhecimento por mérito e tempo de serviço. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e, apenas nos dois primeiros anos da atual gestão, foram concedidas 23,7 mil progressões verticais, beneficiando mais de 18 mil servidores públicos.

De acordo com a secretária da Administração, Cinthya Mendes, o pagamento pontual reflete o compromisso do Estado com a valorização do funcionalismo, mas também depende da responsabilidade individual de cada servidor.

Leia Também:

“O Governo do Estado tem feito a sua parte, assegurando recursos e agilidade para que as progressões sejam concedidas e pagas em dia. Mas o servidor também precisa manter sua ficha funcional atualizada e cumprir os prazos”, destacou a secretária.

A ficha de avaliação funcional é o principal documento do processo, contendo dados sobre assiduidade, desempenho e tempo de serviço. O servidor deve preencher e entregar o documento ao setor de Recursos Humanos de sua secretaria até o dia 15 de cada mês, permitindo que a concessão e o pagamento ocorram dentro do mesmo período.

Segundo Cláudia Cumarú, chefe da Unidade de Progressão da Sead, o sistema é moderno e acessível. “Hoje o servidor tem mais autonomia e facilidade. Basta acessar o Portal do Servidor, baixar a ficha e acompanhar o andamento do processo”, explicou.

Entre 2023 e 2024, o impacto financeiro das progressões verticais ultrapassou R$ 36,1 milhões em retroativos pagos, além de R$ 6,6 milhões investidos diretamente na valorização das carreiras.

Cinthya Mendes avalia que os resultados comprovam a gestão responsável e o compromisso do Estado com seus servidores:

“Estamos construindo uma gestão que valoriza o servidor e garante que seus direitos sejam efetivados com transparência e regularidade.”

Com os processos em dia e maior agilidade administrativa, o Governo do Amapá reafirma seu compromisso com o mérito e o esforço de quem atua no serviço público. A medida fortalece a gestão e contribui para o desenvolvimento do Estado, ao reconhecer o papel essencial dos servidores na entrega de serviços de qualidade à população.

Comentários:
De Bubuia

Publicado por:

De Bubuia

Saiba Mais

Veja também

Governo do Amapá
Governo do Amapá

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )