Site de Notícias do Amapá

Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025

Notícias/Economia

Amapá articula medidas urgentes para proteger exportações afetadas por tarifas dos EUA  

Reunião liderada por Randolfe Rodrigues reúne governo, ApexBrasil e produtores para buscar novos mercados e conter prejuízos ao açaí após aumento tarifário norte-americano.

Amapá articula medidas urgentes para proteger exportações afetadas por tarifas dos EUA   
Fotos: Ascom Randolfe
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta quinta-feira (15), o senador Randolfe Rodrigues, em parceria com o Governo do Estado do Amapá e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), iniciou uma frente de trabalho para impulsionar as exportações amapaenses. O encontro teve como objetivo discutir estratégias de desenvolvimento para o setor, especialmente diante do recente aumento das tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos.

Pedro Netto, diretor da ApexBrasil na Região Norte, destacou a diversificação de mercados como uma das soluções: “Temos um programa que conecta produtores locais, como os de açaí no Amapá, a compradores internacionais por meio de reuniões online", explicou.

A medida dos EUA, que elevou em 50% as tarifas de alguns produtos brasileiros em julho, afetou diretamente o estado. Um exemplo foi o cancelamento do embarque de 11 toneladas de açaí da cooperativa Amazonbai, destinadas ao mercado norte-americano. “Já sentimos o impacto, mas confiamos no potencial do nosso produto e na busca por novos mercados", afirmou Amiraldo Picanço, presidente da Amazonbai.

Publicidade

Leia Também:

Em 2024, o açaí movimentou US$ 16 milhões no Amapá, representando 10% das exportações estaduais e alcançando 47 países — com os EUA como quinto maior destino. “Precisamos evitar prejuízos a um setor em pleno crescimento", reforçou Randolfe.

O senador também apresentou o Plano Brasil Soberano, anunciado pelo presidente Lula na última quarta-feira (13/08), que prevê apoio a exportadores, proteção de empregos e abertura de mercados alternativos. “Vamos atuar com urgência para garantir a continuidade das atividades no estado", declarou.

Participaram da reunião representantes da ApexBrasil, da Secretaria de Relações Internacionais do Amapá, Sebrae, Senai, Fecomércio, Acia, Embrapa e produtores locais, como Amazonbai, Bio+Açaí e Engenho Açaí.

Comentários:
De Bubuia

Publicado por:

De Bubuia

Saiba Mais

Veja também

Governo do Amapá
Governo do Amapá

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )