Site de Notícias do Amapá

Terça-feira, 14 de Outubro de 2025

Notícias/Turismo

Amapá no centro do mundo: Setur organiza Equinócio das Águas no Marco Zero do Equador

O fenômeno astronômico, que marca a transição das estações nos hemisférios Norte e Sul, terá seu ápice às 6h02 e contará com atividades ao longo de todo o dia.

Amapá no centro do mundo: Setur organiza Equinócio das Águas no Marco Zero do Equador
O equinócio ocorre duas vezes ao ano quando o Sol se posiciona exatamente sobre a Linha do Equador. oto: Jorge Júnior
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realiza nesta quinta-feira (20), a programação especial do Equinócio das Águas de 2025 no monumento Marco Zero do Equador, em Macapá. O fenômeno astronômico, que marca a transição das estações nos hemisférios Norte e Sul, terá seu ápice às 6h02 e contará com atividades ao longo de todo o dia.

Coordenado pela Setur, o evento gratuito acontecerá das 9h às 17h, com uma programação diversificada que inclui oficinas educativas, apresentações no Planetário Móvel da Secretaria de Estado da Ciência e da Tecnologia (Setec), exposição de trabalhos científicos de estudantes das escolas estaduais, além da presença da coordenadoria das mulheres do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), que oferecerá assessoria jurídica e orientações sobre o combate à violência contra a mulher.

"O Equinócio é um fenômeno único e o Amapá tem o privilégio de ser um dos poucos lugares do mundo onde se pode observá-lo de forma tão especial. Nossa programação busca aliar conhecimento e cultura, promovendo a divulgação científica e incentivando o turismo regional", afirma a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.

Publicidade

Leia Também:

Equinócio das Águas:

O equinócio ocorre duas vezes ao ano, em março e setembro, quando o Sol se posiciona diretamente sobre a Linha do Equador, resultando em dias e noites com durações praticamente iguais em todo o planeta. No Hemisfério Sul, o fenômeno marca o início do outono, enquanto no Hemisfério Norte, sinaliza a chegada da primavera.

Programação:

  • Visitas de alunos de escolas públicas, privadas e universidades.
  • Planetário Móvel, coordenado pela Setec.
  • Exposição de trabalhos científicos de estudantes das escolas estaduais.
  • Venda de artesanato e alimentação.
  • Assessoria jurídica e orientações sobre o combate à violência contra a mulher, oferecidas pela coordenadoria das mulheres do Tjap.
Comentários:
De Bubuia

Publicado por:

De Bubuia

Saiba Mais

Veja também

Geral
Geral

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )