O Estádio Augusto Antunes, palco de partidas emblemáticas na história do Amapá, em Santana, será totalmente revitalizado pelo Governo do Estado. As obras, que marcam uma importante etapa para a transformação do tradicional espaço de esporte e lazer, foram anunciadas nesta sexta-feira (14) pelo governador Clécio Luís e pelo senador Randolfe Rodrigues, que destinou emenda de R$ 2,5 milhões para a modernização do espaço.
"São mais de 60 anos de história não só de Santana, mas do Amapá. Não é só o campo ou a arquibancada, é todo o complexo do Augusto Antunes. Isso faz parte de uma estratégia para restituir os equipamentos esportivos do estado. Estamos começando por Santana, mas há um planejamento para reformar e reconstruir todos os espaços esportivos, garantindo que voltem a cumprir seu papel no esporte, no lazer, na atividade física e nas escolinhas de diversas modalidades, além de contribuir para a revelação de novos talentos", destacou o governador Clécio Luís.

Estádio Augusto Antunes tem capacidade para até 2,5 mil pessoas sentadas. Foto: Ian Reis/Agência Grito
Inaugurado nos anos 1970, o estádio é parte da história do Amapá e casa dos times de futebol de Santana. A reforma prevê a requalificação completa de sua infraestrutura, incluindo a instalação de um novo gramado natural, a construção de arquibancadas cobertas, a criação de áreas específicas para jogadores e reservas, e a instalação de uma tabela de placar.
Além disso, a modernização dos vestiários, a construção de cabines de imprensa, a implementação de iluminação em LED, a instalação de alambrados e a adequação de estruturas para garantir a acessibilidade universal estão entre as melhorias previstas. A atualização da rede elétrica e uma pintura geral também farão parte da revitalização do espaço.
Com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2025 e a geração de aproximadamente 50 empregos diretos e indiretos, o novo Estádio Augusto Antunes promete ser um símbolo da renovação dos espaços públicos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do esporte e do lazer no Amapá.

"Nós estamos devolvendo o Augustão, palco do futebol de Santana e do futebol amapaense, e assim, teremos de volta um conjunto de espaços esportivos, pois também já destinamos emendas para outros prédios esportivos no Amapá. É um espaço que vai celebrar não só o que virá, mas também homenagear o que já foi, é um trabalho conjunto que tem dado certo na recuperação do orgulho e autoestima de sermos amapaenses", enfatizou o senador Randolfe Rodrigues.
O prefeito de Santana, Bala Rocha, celebrou a reforma e destacou a importância de dar oportunidade para crianças, jovens e adultos na prática esportiva.
História do Estádio Augusto Antunes
O Estádio Augusto Antunes tem suas raízes na década de 70, quando era um espaço privado da Icomi, destinado exclusivamente ao lazer dos funcionários da empresa. Com a desativação da mineradora, a administração do estádio foi repassada ao Serviço Social da Indústria (Sesi), permitindo a formação dos dois principais times de futebol de Santana – o Santana Futebol Clube e o Independente Esporte Clube – e a realização de adaptações que o transformaram em um importante centro de eventos esportivos e atividades comunitárias.
Hoje, o estádio abriga clubes de futebol locais, quatro escolinhas parceiras e a escolinha da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, que atende cerca de 400 atletas com idades entre 7 e 18 anos, além de oferecer aulas de hidroginástica, sessões de natação, campeonatos intermunicipais e partidas do sub-20 estadual, acomodando até 2,5 mil pessoas sentadas.
Comentários: