Site de Notícias do Amapá

Segunda-feira, 07 de Julho de 2025

Notícias/Geral

"Noite Cinza" marca nova fase para 292 alunos-soldados da Polícia Militar

Governador Clécio Luís anuncia novo chamamento de aprovados e destaca investimentos na segurança pública do Amapá.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em uma cerimônia emocionante batizada de "Noite Cinza", realizada nesta quarta-feira (18), o Governo do Amapá deu início a uma nova etapa no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Amapá (PM-AP). Sob a presença do governador Clécio Luís, os 292 alunos-soldados trocaram seus uniformes brancos pelo operacional cinza, simbolizando o início dos estágios supervisionados.

A solenidade, que aconteceu no Quartel do Comando-Geral da corporação, foi marcada por emoção e gratidão. Os alunos-soldados se despediram do uniforme branco incinerando-o e receberam de seus familiares o novo fardamento. "Foram quatro longos meses até que pudéssemos conquistar a farda cinza. Ainda não é o fim do curso, mas nosso coração está cheio de alegria por poder vestir o manto da Polícia Militar do Amapá", descreveu a aluna-soldado Hannah Cajueiro, de 30 anos.

O governador Clécio Luís enfatizou a importância da nova turma para o reforço da segurança no estado. "Os alunos passam agora a usar a gandola, o uniforme cinza da Polícia Militar, numa fase nova para o restante do curso. Com esta segunda turma, já são 30% a mais de soldados no efetivo em dois anos e meio de gestão, colocando mais policiais bem preparados nas ruas, aumentando a segurança em Macapá e nos outros municípios, fortalecendo a base da PM", afirmou o governador.

Publicidade

Leia Também:

Em um anúncio que animou os futuros policiais, Clécio Luís revelou que, após a etapa de teste físico, mais de 100 aprovados no concurso público da PM-AP de 2022 serão chamados para formar a terceira turma do Curso de Formação de Soldados ainda este ano. "Eu vou me orgulhar para sempre de ser o governador que mais chamou concursados na história do Amapá", pontuou.

A partir de julho, os alunos-soldados atuarão em diversas ações de policiamento dos batalhões da Polícia Militar, aproximando-se da realidade da atividade policial. O coronel Costa Júnior, Comandante-Geral da PM-AP, destacou que "esses alunos concluíram a fase de adaptação ao militarismo. A partir de hoje eles irão usar a farda cinza, e a gente tem certeza que esse caminho ainda a ser percorrido até agosto vai gerar 292 novos policiais militares que vão servir muito bem a comunidade".

Segurança pública como prioridade

O Governo do Amapá tem priorizado a segurança pública com investimentos significativos. Em dois anos e meio de gestão, foram convocados mais de 1.650 aprovados na Polícia Militar, com previsão de aumento de até 42% no efetivo com a terceira turma. Além disso, houve promoções, reestruturação de carreira e o anúncio, após 15 anos, de um novo concurso para formação de oficiais, com salário inicial que supera os R$ 6 mil.

Ainda no âmbito da segurança, o estado investiu em infraestrutura para a corporação: mais de 100 viaturas novas, incluindo blindadas, reforço do policiamento com motos, aquisição de 2,1 mil pistolas Glock, fuzis israelenses, munições, tecnologias de inteligência e colaboração entre as instituições de Segurança Pública. Essas melhorias visam fortalecer a hierarquia e a capacidade de resposta da polícia, que o governador considera "a melhor Polícia Militar do Brasil".

Comentários:
De Bubuia

Publicado por:

De Bubuia

Saiba Mais

Veja também

Governo do Amapá
Governo do Amapá

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )