A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Casa do Artesão Amapaense, realizou, nesta terça-feira (25), uma oficina de produção de biojoias, com o objetivo de ensinar técnicas de confecção de colares, brincos e pulseiras utilizando sementes e fios. A ação, que integra a programação da Semana Estadual do Artesão, atraiu artesãos e profissionais da economia criativa em busca de novas oportunidades de negócio.
A oficina abordou a técnica do macramê, ensinando os participantes a criar padrões e texturas em fios ou cordas, utilizando nós para valorizar as sementes de caranã e açaí. A artesã Vera Lúcia Lima Carvalho, com 26 anos de experiência na técnica, ministrou a capacitação, compartilhando seu conhecimento e incentivando os participantes a comercializar suas criações.
"É uma oportunidade de fazer com que os alunos aprendam a confeccionar as peças, para comercializar e ganhar uma renda extra", destacou Vera Lima.
A Semana Estadual do Artesão, que ocorre durante todo o mês de março, busca valorizar e impulsionar o trabalho dos 1.251 artesãos cadastrados no Amapá.
Além das oficinas, a programação inclui a atualização cadastral dos profissionais e a oferta de serviços do Sebrae, por meio da Carreta Empreendedora.
A Carreta Empreendedora do Sebrae oferece palestras e oficinas sobre marketing digital, formalização como Microempreendedor Individual (MEI), embalagens e apresentação de produtos, emissão de nota fiscal, vendas, formação de preço e fotografia de produtos. Os serviços estão disponíveis em frente à Casa do Artesão Amapaense até sexta-feira (28).
"Boa parte da minha renda vem do artesanato e de manualidades. Então, é sempre bom aprender algo novo e a técnica do macramê vai me ajudar a criar peças com o uso de sementes", afirmou Diene Patrícia Palheta, participante da oficina.
Oficinas
De 24 a 27 de março
Local: Casa do Artesão Amapaense
Horário: das 8h às 13h
Quinta-feira, 27
Oficina “Arranjo Floral”, ministrada pela mestra artesã, Maria Servita Fôro de Almeida
Comentários: