O Amapá deu um salto significativo no ranking de inovação dos estados brasileiros, subindo da 27ª para a 16ª posição, segundo pesquisa divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Essa conquista coincide com o lançamento das obras do primeiro Hub de Inovação do Estado. O evento vai ocorrer segunda-feira (14), a partir das 8h, no antigo Macapá Hotel.
O governo tem investido em programas e projetos que incentivam a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico, como a criação de espaços de colaboração, como o Tucuju Valley, e o apoio a startups e empresas de base tecnológica têm sido fundamentais para o desenvolvimento do setor. Além disso, parceria com universidades, institutos de pesquisa e o setor produtivo tem gerado resultados concretos em termos de inovação.
A melhoria no ranking de inovação torna o estado mais atrativo para investidores, gerando novas oportunidades de negócios e mais empregos. Em outras palavras a inovação é um motor para o desenvolvimento econômico, impulsionando a criação de novos produtos e serviços.
Primeiro Hub de Inovação do Amapá
Localizado no antigo Macapá Hotel, o espaço será totalmente revitalizado para abrigar um ambiente colaborativo e dinâmico, com coworkings, laboratórios, salas de reunião e auditórios.
A criação do Hub representa um investimento estratégico para o futuro do estado. Ao oferecer infraestrutura e recursos para empreendedores, startups e pesquisadores, o espaço estimulará a geração de novas ideias, o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e a atração de investimentos.
O Ranking de Competitividade dos Estados
Elaborado pelo Centro de Liderança Pública, o ranking avalia a competitividade dos estados brasileiros com base em diversos indicadores, como investimentos em pesquisa e desenvolvimento, número de patentes, e desempenho de empresas inovadoras. A metodologia utilizada leva em consideração os critérios ESG (ambiental, social e governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Sobre o Centro de Liderança Pública
O CLP é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os desafios do Brasil. A entidade trabalha por um Estado Democrático de Direito mais eficiente e com respeito à coisa pública.
Comentários: