O Amapá está em evidência no Rio Gastronomia 2025, maior festival gastronômico da América Latina, realizado no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. No terceiro e último fim de semana do evento, que acontece de 28 a 31 de agosto, os chefs Geane Nunes (Restaurante 313) e Manoel Maciel (Capytu) apresentam criações autorais que unem tradição, inovação e ingredientes típicos da floresta amazônica.
Entre as iguarias inéditas estão o Carré de Pirapitinga com farofa de banana-da-terra, do 313, e o arroz cremoso de açaí com banana-da-terra, prato vegano exclusivo do Capytu. A dupla também promete encantar o público com pratos que dialogam diretamente com a cultura tucuju, como o Vatapá do Marabaixo e a sobremesa Marabaixo 313, mistura de cupuaçu, tapioca e castanha. “Estamos cumprindo nosso papel de mostrar ao Brasil a força da gastronomia amapaense. É um orgulho enorme ver o estado em destaque em um festival dessa magnitude”, afirmou Elisangela Ramos, coordenadora da participação do Amapá.
Açaí e produtos da floresta em degustação
Outro destaque é a presença de Moisés Ruy-Secco, diretor-presidente da Bio+Açaí, que reforça a identidade gastronômica do Amapá ao apresentar a comercialização de açaí puro e farinhas tradicionais de mandioca e tapioca. Além de levar produtos para o festival, a empresa promove degustações especiais, permitindo que os visitantes experimentem a autenticidade e qualidade dos sabores amazônicos.
Apoio institucional
A participação do Amapá no Rio Gastronomia é fruto de uma articulação que reúne o Sebrae Amapá, sob liderança da superintendente Alcilene Cavalcante, além do Governo do Estado e da Fecomércio–Sesc e Senac. “Essa é uma oportunidade única de inserir o Amapá no mapa da gastronomia nacional, mostrando nosso talento e a riqueza dos nossos ingredientes”, destacou Alcilene Cavalcante.
Programação especial
Antes da abertura oficial, os chefs e a Bio+Açaí participam, nesta quarta-feira (27), de uma programação fechada para convidados no Jockey Club Brasileiro, reforçando a projeção da culinária tucuju no cenário nacional.
Comentários: