O Governo do Estado do Amapá deu início, nesta quarta-feira (19), ao Curso de Formação de Soldados (CFSD) do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP). A aula inaugural, realizada no Cine Teatro Silvio Romero, em Santana, marcou o início da jornada de 139 alunos que compõem a segunda turma formada pelo concurso de 2022.
Presença do governador
O governador Clécio Luís esteve presente na cerimônia e deu boas-vindas aos alunos-soldados. Ele destacou a importância da formação para o fortalecimento da segurança pública no estado e celebrou o compromisso do governo com a valorização do Corpo de Bombeiros.
"Esse curso está bem mais estruturado para fazer uma formação ainda melhor. Estamos aqui para mostrar o quanto estes futuros soldados são importantes para a transformação que estamos vivendo, e o quanto eles vão nos ajudar a desenvolver o Amapá. O Corpo de Bombeiros do Amapá é reconhecido pelo Brasil que, embora pequeno, faz toda a diferença", afirmou o governador.
Símbolo de compromisso
Durante a cerimônia, os alunos-soldados receberam os gorros do CFSD, um símbolo de compromisso, coragem e dedicação. A aluna Luma Borges expressou a emoção de iniciar a formação e o sonho de se tornar uma excelente servidora pública.
Formação completa
Em seis meses de curso, com carga horária de 1.165 horas em 23 disciplinas, os alunos receberão instruções para as atividades que fazem parte do serviço do bombeiro militar, como prevenção e combate a incêndio, salvamento, atendimento pré-hospitalar e manutenção da ordem pública. O estágio supervisionado nos grupamentos do CBM fortalecerá a qualificação, proporcionando experiências práticas de aprendizagem.
Compromisso do governo
O chamamento dos aprovados no cadastro reserva do concurso de 2022 foi um compromisso de campanha do governador Clécio Luís. Em dois anos, foram 717 candidatos convocados, gerando duas turmas de CFSD. A integração de mais soldados se alia a outros investimentos do Governo, como nas áreas social, educação, saúde e economia.
Valorização do CBM-AP
Nos últimos dois anos, o Corpo de Bombeiros do Amapá tem recebido os maiores investimentos realizados pelo Executivo, com a aquisição de viaturas, equipamentos de proteção respiratória, embarcações de resgate, drones e outros materiais. Para 2025, a previsão de investimento ultrapassa os R$ 116 milhões.
Comentários: