As ações políticas de reorganização financeira adotadas pela gestão do Governo do Estado estão garantindo resultados significativos. Como demonstrativo da atual realidade, o Amapá se destacou como quinto do país no Ranking dos Estados com Maior Solvência Fiscal, com percentual de 4,26%.
No resultado divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Amapá aparece atrás apenas dos estados de Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná e Paraíba. Liderando com melhor percentual na Região Norte.
"Esse indicador de referência reflete no potencial de pagamento de dívidas do estado. Além disso, o fato de ser um estado que tem melhores chances de financiar seus gastos, gerando impactos diretos nos custos de contratação de serviços do Governo, atraindo mais empresas a concorrer nas licitações públicas", destacou o vice-governador do Amapá, Teles Júnior.
O indicador de solvência fiscal estabelecido pela CLP mede a capacidade dos estados de gerenciar suas dívidas, calculando a relação entre a Dívida Consolidada Líquida (DCL), que representa o total de dívidas líquidas de ativos financeiros, e a Receita Corrente Líquida (RCL), que são as receitas regulares disponíveis para o estado.
Quanto menor essa porcentagem, melhor a saúde fiscal do estado, indicando que o ente federado consegue manter as dívidas sob controle. Se o indicativo do percentual estiver elevado é sinal de alerta, demonstrando que o peso da dívida é maior sobre a arrecadação.
Top 5 do Ranking de Solvência Fiscal no Brasil
Mato Grosso: -19,80%
Espírito Santo: -6,61%
Paraná: -4,82%
Paraíba: -1,16%
Amapá: 4,26%
Fonte: CLP
Comentários: