Moradores do Residencial Miracema, em Macapá, recebem capacitação em coquetelaria, sommelier e gestão de restaurantes pelo Governo do Amapá. Os cursos qualificam cerca de 60 pessoas da Zona Norte.
A formação integra o trabalho técnico social do programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com a Sehab, Abradesa e Senac. As aulas começaram em 1º de outubro e encerram nesta sexta-feira (3), sempre no período noturno, na Escola Estadual Carlos Alberto Viana, próxima ao residencial.
Os participantes recebem treinamento em drinks clássicos como mojito, margarita, gin tônica, caipirinha e tequila sunrise. Além da prática, aprendem equilíbrio de sabores e noções de mixologia, ciência que estuda combinações e experiências sensoriais em coquetéis.
A formação em sommelier envolve conhecimentos sobre vinhos e harmonização com pratos. Já o módulo de gestão prepara moradores para empreender ou atuar em bares e restaurantes, aumentando chances de inserção no mercado.
Com a capacitação, os participantes podem atuar como garçons, bartenders ou freelancers em eventos privados, com ganhos de R$ 100 a R$ 300 por hora. Segundo o coordenador social Max Morais, a iniciativa garante oportunidades a quem não teria condições de pagar por cursos especializados.
Comentários: