A 54ª Expofeira do Amapá terá uma novidade voltada especialmente à segurança de crianças e adolescentes: a pulseirinha de identificação, que será distribuída gratuitamente na entrada do Parque de Exposições da Fazendinha. O acessório será obrigatório e conterá o nome completo e o telefone do responsável, facilitando a localização em caso de desencontros.
A iniciativa foi confirmada nesta segunda-feira (25), durante reunião de alinhamento entre órgãos públicos e instituições que irão atuar no plano de proteção e atendimento durante os nove dias de evento.
Publicidade
“Apresentamos hoje a estrutura específica para crianças e adolescentes que vamos ter na Expofeira do Amapá, alinhando o trabalho em conjunto de todas estas instituições”, destacou Kamille Ilario, gerente do Núcleo do Direito da Criança e do Adolescente da Sedih.
A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Macapá, Samile Alcolumbre, reforçou a importância da medida. “O Ministério Público do Amapá está muito satisfeito com a atuação do Estado. Havíamos realizado duas recomendações, e uma delas é justamente a pulseirinha de identificação, que facilitará a localização dos familiares.”
Proteção e acolhimento
O plano prevê cobertura operacional diária das 17h às 23h, com equipes em postos fixos e circulando pelo parque, em integração com segurança pública, saúde, assistência social e conselhos tutelares.
Além da pulseirinha, haverá três pontos de reencontro nas entradas do evento, espaço temporário com hidratação e apoio, e kits sensoriais para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Balcão Acolher Amapá funcionará como central de atendimento a pais e responsáveis.
A maior feira da história
Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a Expofeira 2025 terá área 46% maior que no ano passado, reunindo 482 empresas expositoras e movimentação estimada entre R$ 594 milhões e R$ 625 milhões. A expectativa é gerar até 14 mil empregos e consolidar o evento como a maior vitrine de negócios da Amazônia.
A programação inclui mais de 500 atrações culturais, parque de diversões, espaço gastronômico, competições esportivas e shows nacionais gratuitos de artistas como Ivete Sangalo, Alexandre Pires, Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Xand Avião, Manu Bahtidão, Cassiane e Maria Marçal.
Comentários: