Site de Notícias do Amapá

Terça-feira, 14 de Outubro de 2025

Notícias/Saúde

Rivotril no Amapá: veja como desabastecimento nacional afeta farmácias locais

Mudança na fabricação causa falta de Rivotril em todo o país e situação preocupa pacientes no Amapá.

Rivotril no Amapá: veja como desabastecimento nacional afeta farmácias locais
Foto: Shutterstock
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O desabastecimento de Rivotril (clonazepam) chegou ao Amapá. Farmácias em Macapá e Santana já registram falta do medicamento, usado no tratamento de ansiedade, epilepsia e distúrbios do sono. A escassez ocorre após mudança no local de fabricação, que afetou a distribuição em todo o Brasil.

Por que falta Rivotril no Amapá?

Farmácias brasileiras estão sem estoque de Rivotril nas versões em gotas de 2,5 mg/mL e sublingual de 0,25 mg. Segundo a fabricante Biopas Brasil Produtos Farmacêuticos, o desabastecimento é temporário e ocorre devido a uma "alteração de local de fabricação do medicamento".

Qual o impacto para pacientes no estado?

De acordo com farmacêuticos locais, o Rivotril é um dos medicamentos controlados mais procurados. Em Macapá, relatos dão conta de pacientes que visitaram até cinco drogarias sem encontrar o remédio. “É um tratamento contínuo, não dá para interromper. Muitos estão aflitos”, disse uma atendente de farmácia no centro da capital.

Publicidade

Leia Também:

Há alternativas disponíveis no Amapá?

Médicos orientam que pacientes consultem seus profissionais de referência para avaliar substitutos temporários, já que a troca deve ser feita com cuidado e prescrição.

Quando a normalização deve ocorrer?

A Biopas informou que a distribuição da versão em gotas deve ser regularizada ainda em 2025, enquanto a versão sublingual só deve voltar ao mercado no primeiro semestre de 2026. A apresentação de Rivotril 2 mg com 30 comprimidos, porém, continua disponível normalmente. No Amapá, a expectativa é que a reposição chegue mais lentamente devido às dificuldades logísticas da região Norte.

 

Comentários:
De Bubuia

Publicado por:

De Bubuia

Saiba Mais

Veja também

Geral
Geral

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )