O Sebrae Amapá deu um passo importante para fortalecer o comércio local com o lançamento do Programa Agentes de Mercado. O evento, realizado na sede da instituição, no Salão de Eventos Macapá, reuniu um público diverso, incluindo microempresas, empresas de pequeno porte, artesãos, produtores rurais e compradores de todos os portes e setores, com o objetivo central de conectar empreendedores a novos compradores e quebrar as barreiras comerciais existentes.
A diretora técnica do Sebrae Amapá, Suelem Amoras, ressaltou o potencial transformador do programa. "O Programa Agentes de Mercado é uma possibilidade de ampliação de negócios e descoberta de novos mercados para todos os setores participantes. Nosso foco é ensinar novas estratégias de acesso ao mercado, por meio da venda B2B, ou seja, de empresa para empresa. Esse modelo propõe que as empresas consigam ter vendas mais recorrentes e com maiores volumes. Nosso propósito é que as pequenas empresas consigam alcançar melhores resultados", afirmou.
Rômulo Brasão, gerente da Unidade de Mercado do Sebrae, destacou o suporte oferecido aos participantes. Segundo ele, o programa exige dedicação dos empreendedores, mas o Sebrae fornece toda a estrutura necessária, incluindo consultorias especializadas, acompanhamento técnico, inteligência de mercado e a promoção direta de conexão com novos compradores. "O Agente de Mercado desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico local, atua como um elo entre pequenos empreendedores e oportunidades de mercado. Promove e capacita empresários, os auxiliam a identificar nichos de mercado, melhorar a competitividade e aumentar as vendas”, explicou Brasão.
O Programa Agentes de Mercado se apresenta como uma solução robusta para aumentar o faturamento das micro e pequenas empresas no Amapá. A iniciativa busca qualificar os pequenos negócios com ferramentas inovadoras de vendas, compartilhar conhecimentos essenciais em estratégias eficazes e fomentar um ambiente colaborativo através do networking entre os participantes e compradores. A ação é vista como uma estratégia fundamental para impulsionar o crescimento comercial no estado, auxiliando na expansão, no reposicionamento estratégico das empresas, na capacitação do empreendedor sobre seu público-alvo, na criação de estratégias personalizadas, na aplicação da inteligência comercial e na otimização da conversão de prospecções em resultados duradouros.
A jornada do programa é estruturada em quatro etapas: Planejamento, Embarque, Prospecção e Encerramento, totalizando 34 passos. O percurso inclui cinco encontros, dois acolhimentos empresariais e um ciclo de aproximações com potenciais compradores, com agendas que vão desde a apresentação do programa e diagnóstico inicial até a construção de trilhas de expansão e análise de resultados.
O evento de lançamento contou ainda com a palestra "Aumente Suas Vendas e Conquiste Novos Mercados: Descubra Como a Sua Empresa Pode Identificar Novas Oportunidades e Expandir Seu Alcance", ministrada por Jorge Sampaio, especialista em Gestão Estratégica do Varejo com vasta experiência em negócios digitais. O lançamento do Programa Agentes de Mercado foi coordenado por Rômulo Brasão e pela assessora técnica, Thaís Almeida.
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