Em mais uma etapa do programa Amapá Sem Fome, o Governo do Estado beneficiou 500 famílias com a entrega de kits de alimentos nesta quinta-feira (27). A iniciativa, que integra a política nacional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), contou com a alegria e o agradecimento de pessoas como a dona de casa Angelina do Espírito Santo, moradora do bairro Perpétuo Socorro, onde ocorreu a ação.
Angelina, que está desempregada e tem muitos netos para sustentar, não escondeu a emoção ao receber o kit. "Estou muito grata, em primeiro lugar a Deus, e a esse programa do Governo que chegou na hora certa. Eu estou sem trabalhar e com muitos netos em casa para alimentar, e esse kit vai ajudar muito", declarou a beneficiária, evidenciando o impacto direto da ação em sua vida.
A ação do Amapá Sem Fome é viabilizada por recursos de emendas parlamentares articuladas pelo senador Davi Alcolumbre e pela deputada federal Aline Gurgel. Coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em parceria com o Conselho de Segurança Alimentar e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, o programa se consolida como o maior da área na Região Norte.
O secretário da Assistência Social do Amapá, Hugo Paranhos, comemorou os resultados alcançados pelo programa. Segundo ele, o estado conseguiu reduzir o índice de insegurança alimentar em mais de 14% no primeiro quadrimestre de 2025. "Estamos trabalhando para combater a insegurança alimentar no estado. Saímos de 47,8% em 2022, para 33% em 2023 e hoje reduzimos em mais 14%, o que nos motiva ainda mais em atender e chegar com essa política pública em quem mais precisa", ressaltou o secretário.

Os kits de alimentos distribuídos contêm sete itens básicos, além de itens específicos para a primeira infância, buscando atender às necessidades nutricionais das famílias em vulnerabilidade.
De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Amapá, Aldineia Brazão, o programa vai além da entrega de alimentos, promovendo cidadania. "Esse é um programa de extrema importância, nós temos acompanhado de perto. Só hoje foram disponibilizadas 16 toneladas de kits de alimentos para 500 famílias. A gente sabe que a segurança alimentar é super importante na vida das pessoas, o que reflete na saúde, na educação e diversas áreas da vida", explicou.
O programa Amapá Sem Fome tem como prioridade atender mais de 13% da população do estado que realiza uma ou nenhuma refeição diária. Além dessa iniciativa, o governo estadual também desenvolve o Acolher Amapá, que oferece auxílio emergencial a famílias em situações de crises extremas. Com a união de esforços e ações direcionadas, o Amapá busca garantir a segurança alimentar e a manutenção da renda de sua população mais vulnerável.
Comentários: