Após seu lançamento oficial pelo governador Clécio Luís, o projeto Super Fácil das Águas deu início aos seus serviços itinerantes, levando cidadania e atendimento a comunidades ribeirinhas do Amapá. Neste domingo (8), a unidade fluvial já beneficiou mais de 600 pessoas na comunidade de Açaituba, no município de Mazagão. A expectativa é que, até o próximo sábado (14), a embarcação alcance 1.500 famílias em mais quatro localidades distantes.
As atividades são coordenadas pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), oferecendo uma vasta gama de serviços essenciais. Entre eles, destacam-se as emissões das carteiras de Identidade Nacional (CIN), do Sistema Único de Saúde (SUS), de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), de Deficiências Ocultas e também do Cordão de Girassol.
Um dos exemplos do impacto positivo foi a família de Carlos e Carla Farias, que conseguiu registrar o filho Tiago, de 7 meses, por meio das atividades da Defensoria Pública do Estado (DPE). "Ficamos muito satisfeitos de poder registrar nosso bebê, pois se não fosse dessa forma, teríamos que ir à capital e existem custos. Conseguimos todo o essencial e fomos super bem atendidos", afirmou Carla Farias, ressaltando a importância da iniciativa.
Amplo apoio e futuro na COP30
A ação itinerante do Super Fácil das Áuas conta com a participação de diversas secretarias de Estado, incluindo Assistência Social (Seas), Políticas para Mulheres (SEPM), Educação (Seed) e Juventude (Sejuv), além da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e da Prefeitura Municipal de Mazagão (PMMZ). O projeto também recebe o suporte das defensorias públicas do Estado (DPE) e da União (DPU), com o apoio logístico do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), da Polícia Militar do Amapá (PM-AP) e do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP).
Comunidades próximas a Açaituba, como Rio Bispo, Capitão, Salmo 23, Irapi, Adonai, Santana e Deus Proverá, também foram beneficiadas pela primeira etapa do projeto. A diretora-geral do Super Fácil, Renata Apostolo, destacou o início bem-sucedido e a relevância do projeto, que será apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), em novembro.
"Nesta semana, estamos levando cidadania para Açaituba e diversas outras comunidades mais distantes. Nossa unidade fluvial está pertinho da população, levando atendimento humanizado e serviços essenciais. Esse é o Super Fácil das Águas", finalizou Renata.
O Super Fácil das Águas é um dos programas prioritários da gestão do governador Clécio Luís, validado durante a construção do Planejamento Estratégico Estadual do Governo do Amapá em 2023. Para o líder comunitário, pastor Ailton Pereira, da Igreja Assembleia de Deus – Congregação Vau de Jaboque, a chegada da unidade de atendimento fluvial traz ação, emoção e esperança para os povos originários da Amazônia. "Estou aqui na comunidade desde 2019, mas sei que se for para outros lugares, deixei um legado nesses rios, e assim funciona com o Super Fácil das Águas. Então, para minha família e toda Açaituba, é um momento de agradecer", disse Pereira.
Cronograma de atendimentos.
- Segunda-feira, 9 e terça-feira, 10
- Atendimentos na comunidade de Ariramba e comunidades adjacentes de Ajuruxi, Rio Arraia, Rio Mulato, Rio Carneiro, Rio Capitão, Rio Arapi e Rio Tambaqui; - Quarta-feira, 11, e quinta-feira, 12
- Atendimentos na comunidade de Vila Maranata e comunidades adjacentes de Ajuruxi, Maracá, Curuçá, Braço do Ajuruxi, Furo do Maracá, Escadinha, Ilhas do Pará, Afuá e Gurupa; - Sexta-feira, 13
- Atendimentos na comunidade de Rio Navio e comunidades adjacentes de Baixo Maracá, Rio Urubu, Maracá Mirim, Rio Três Irmãos e das Ilhas do Pará; - Sábado, 14
- Atendimentos na Foz de Mazagão Velho e nas comunidades adjacentes de Rio Preto, Urubuena, Rio Mutuacá, Igarapé Grande e Espírito Santo.
Comentários: