A nona edição do Modamazon 2025 iniciou sua jornada em grande estilo, transformando a sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em uma passarela vibrante de inclusão e criatividade. O maior evento de moda autoral do Amapá, que aconteceu de 13 a 15 de junho, mergulhou os participantes em uma imersão na floresta amazônica através de suas cores, formas, texturas e ritmos, apresentando modelos de diversas idades, biotipos, raças e gêneros.
Com o tema "Amazônia, terra da diversidade e dos saberes", o Modamazon 2025 reuniu 22 marcas do Amapá, Pará e Guiana Francesa. No sábado (14), a primeira noite de desfiles destacou 11 marcas que apresentaram suas coleções, trazendo 75 modelos amapaenses e franco-guianenses para a passarela. Criado em 2018, o evento consolida-se como um elo vital entre estilistas, designers de acessórios e artesãos, impulsionando a valorização da identidade amazônica por meio do vestuário.
Moda como manifesto e conexão com as raízes
Alcilene Cavalcante, superintendente do Sebrae no Amapá, enfatiza o papel educativo e conscientizador da moda no desafio de conectar desenvolvimento e sustentabilidade. "Cada criação é um manifesto, uma forma de preservar e fortalecer a identidade local. Ao valorizar técnicas artesanais e promover a cultura nortista, a moda amazônica reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, enaltecendo a floresta e os povos que fazem parte dela", destacou Alcilene.
Driko Peixoto, coordenador geral e idealizador do Modamazon, ressalta que o evento transcende a estética, representando uma verdadeira expressão de identidade, resistência e pertencimento. "O Modamazon conecta automaticamente os participantes às suas raízes, pois cada peça carrega história e memória e traz consigo a luta por visibilidade de uma região que, por muito tempo, foi esquecida. A moda amazônica vai além da estética, ela é afirmação de quem somos e do orgulho que temos de nossa terra", afirmou Peixoto.
Parceria com a Ueap e desfiles inspiradores
Nesta edição, o Modamazon inovou com uma parceria estratégica com a Universidade Estadual do Amapá (Ueap). O Mestre Jorge Duarte, professor especialista em moda e desenvolvimento regional e representante do colegiado do curso de Tecnologia em Design da Ueap, salientou a colaboração de 22 alunos da instituição que co-criaram com os estilistas do projeto. Eles receberam capacitação preparatória e curadoria para as coleções apresentadas.
"Tivemos uma jornada enriquecedora de aprendizado e troca, na qual nossos docentes acompanharam de perto os acadêmicos no processo de cocriação com estilistas. A moda amazônica carrega identidade, história e conexão com o território. É fruto da diversidade cultural que vem do bioma da floresta. Mais do que peças de vestuário, ela transmite narrativas dos povos originários e das futuras gerações e reflete a relação profunda entre as comunidades e o meio ambiente", explicou o professor Duarte.
O primeiro dia de desfile foi embalado pela apresentação do grupo "Pretas na Percussão", da União dos Negros do Amapá (Una), que celebra e valoriza as mulheres negras do estado. Em seguida, as 11 marcas trouxeram à passarela coleções que exaltaram a moda autoral amazônica. Destaques para a coleção "Orixás, caboclos e encantados: revelando o colorido da Amazônia Afroamapaense" da Luz do Oriente, "Solares" de Driko Peixoto Underwear, "Raízes da Floresta: Ancestralidade e Resistência" da Naza Artesanato, "Seiva" da Camapu, "Afroamazônia" da Stylo Afro, e "Amazônias: Por um Olhar de Alcimara Braga" de Alcimara Braga.
A noite também contou com a coleção "Fioresta da Amazônia" da Crochê da Amazônia, "Manganês Cidade Ferrosa" de Leilane Isacksson, e as coleções internacionais "Elegância no Cruzamento de Culturas" da Mamzelles Sampson (Guiana Francesa) e "Pétalas da Floresta" da Rony Alencar.
Realização e parcerias estratégicas
A 9ª edição do Modamazon é uma realização conjunta entre o Sebrae no Amapá e o coletivo de moda autoral Modamazon. O evento conta com o apoio fundamental do Governo do Estado do Amapá (GEA), Universidade Estadual do Amapá (Ueap) através do colegiado de Tecnologia em Design, União dos Negros do Amapá (Una), Loja Estação Beleza, Simones Costa Makeup e Rafael Brito Produções.
A coordenação geral do Modamazon 2025, com o tema – Amazônia, Terra da Diversidade e dos Saberes, está a cargo de Vânia Chermont, gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae, e Thais Viero, gestora do Projeto Moda e Fios do Sebrae.
Comentários: