Site de Notícias do Amapá

Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025

Notícias/Policial

Operação Mute: Amapá e Ministério da Justiça unem forças contra o crime nas prisões

O objetivo da ação, que acontece até esta sexta-feira, 21, nas 26 unidades federativas do país, é combater as organizações criminosas dentro das unidades prisionais para reduzir os índices de violência no Brasil.

Operação Mute: Amapá e Ministério da Justiça unem forças contra o crime nas prisões
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo do Amapá, seguindo estratégias conjuntas com o Ministério da Justiça, deflagrou a sétima fase da "Operação Mute", no estado. O objetivo da ação, que acontece até esta sexta-feira, 21, nas 26 unidades federativas do país, é combater as organizações criminosas dentro das unidades prisionais para reduzir os índices de violência no Brasil.

A Operação Mute é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen-MJ). No Amapá, o trabalho é realizado pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), sob comando da Gerência de Inteligência da Polícia Penal, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (Core-PC). O resultado final será divulgado nesta segunda-feira, 24, durante coletiva com a imprensa.

Policiais penais estaduais e federais e policiais civis atuam na açãoPoliciais penais estaduais e federais e policiais civis atuam na ação Foto: Divulgação/Senappen

Durante os trabalhos, policiais penais realizam revistas em pavilhões e celas em todo o país de forma simultânea em busca de aparelhos celulares que ingressam de forma proibida no sistema penitenciário e são utilizados pelas facções criminosas como ferramentas para o cometimento de delitos que, consequentemente gera avanço da violência nas ruas.

Publicidade

Leia Também:

As ações nacionais de enfrentamento as comunicações proibidas nos presídios influenciam diretamente na diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), fato destacado nos indicadores apresentados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no ano passado, registrando a redução de 33,04%, no comparativo de janeiro a dezembro de 2023 e 2024.

Revistas estão sendo feitas dentro de todos os pavilhões do Iapen-APRevistas estão sendo feitas dentro de todos os pavilhões do Iapen-AP Foto: Divulgação/Senappen

Metas da Operação Mute

Nacionalmente, a Senappen espera, somando o resultado das seis fases anteriores da Operação Mute, ao final da sétima fase, chegar ao número de 6 mil celulares apreendidos. Ainda de acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais, mais de 20 mil agentes estão atuando em mais de 500 unidades prisionais, que abrigam acima de 400 mil pessoas privadas de liberdade.

Comentários:
De Bubuia

Publicado por:

De Bubuia

Saiba Mais

Veja também

Governo do Amapá
Governo do Amapá

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )