Em um discurso marcante na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29), realizada no Azerbaijão nesta quarta-feira (13), o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, reafirmou o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável. Liderando a comitiva brasileira, Alckmin destacou a possibilidade de conciliar crescimento econômico com a preservação ambiental, especialmente na Amazônia.
"O Brasil possui a maior floresta tropical do mundo e uma matriz energética limpa. Nosso objetivo é promover a descarbonização da economia e gerar oportunidades para os 29 milhões de brasileiros que vivem na região amazônica, sem comprometer a sustentabilidade", afirmou o vice-presidente.
O governador do Amapá, Clécio Luís, reforçou a importância de levar as discussões globais sobre o clima para a Amazônia. Em nome dos governadores da região, ele enfatizou a necessidade de encontrar um equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. "A COP30 em Belém será uma oportunidade única para discutir soluções práticas para os desafios climáticos e promover a sustentabilidade na Amazônia", disse Clécio Luís.
COP29
A delegação do Amapá fica ao longo desta semana na COP, mas a programação segue até 22 de novembro, no Azerbaijão. O grupo é liderado pelo Governo do Estado e composto por vários entes como o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).
A COP é uma reunião anual entre os países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Nele, chefes de estados e outras autoridades governamentais debatem soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.
Comentários: