Site de Notícias do Amapá

Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025

Notícias/Direitos Humanos

Amapá inova: "Super Fácil das Águas" leva cidadania e serviços a ribeirinhos

Unidade móvel fluvial rompe barreiras geográficas e sociais, oferecendo serviços essenciais de saúde, documentação e assistência social.

Amapá inova:
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Neste sábado (7), o governo do estado lança o projeto "Super Fácil das Águas - Cidadania que navega até você" no Trapiche Santa Inês. A iniciativa, que consiste em uma unidade móvel fluvial, é a aposta do Estado para levar direitos, inclusão social e cidadania aos moradores de áreas ribeirinhas e de difícil acesso.

Coordenado pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), o projeto já tem data e local para sua primeira grande missão. Até o dia 14 de junho, o "Super Fácil das Águas" estará em Mazagão, oferecendo uma gama de serviços que inclui saúde, emissão de documentos, assistência social, justiça itinerante, apoio ao setor primário e ações específicas para mulheres, jovens e crianças. A expectativa é alta: beneficiar até 1.500 famílias nesta fase inicial.

Inovação em políticas públicas e reconhecimento internacional

A criação do "Super Fácil das Águas" não é apenas uma ação pontual, mas um dos programas prioritários da gestão do governador Clécio Luís. A ideia foi validada durante o Planejamento Estratégico Estadual em 2023, demonstrando o compromisso do governo com a inclusão de populações vulneráveis.

Publicidade

Leia Também:

Tanto é que a iniciativa será apresentada como uma política pública de vanguarda do Amapá na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA). Um reconhecimento do caráter inovador e da relevância social do projeto.

Para garantir que a "cidadania navegue" com eficiência, mais de 70 servidores do Super Fácil estão diretamente envolvidos na ação, conforme destacou a diretora-geral do órgão, Renata Apostolo.

"Mais do que um barco, o Super Fácil das Águas é um símbolo de presença ativa do Governo do Estado nas regiões onde a geografia desafia a cidadania. É um projeto que rompe barreiras físicas e sociais, e conecta o poder público à vida real das pessoas, com empatia, planejamento e eficiência", afirmou Renata, com a voz de quem acredita no potencial transformador da iniciativa.

Parceiros e serviços oferecidos

Ao longo dos 8 dias de atendimento em Mazagão, as comunidades atendidas contarão com a parceria de diversas secretarias de Estado, como a da Assistência Social (Seas), de Políticas para Mulheres (SEPM), da Educação (Seed), da Juventude (Sejuv) e a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A Prefeitura Municipal de Mazagão (PMMZ) também integra a força-tarefa, assim como as defensorias públicas do Estado (DPE) e da União (DPU), garantindo acesso à justiça.

O projeto "Super Fácil das Águas" se apresenta como um modelo de gestão pública que entende a necessidade de se aproximar da população, utilizando a geografia da região a seu favor para levar serviços essenciais a quem mais precisa. Um verdadeiro pacto pela cidadania que, agora, navega pelos rios do Amapá.

Comentários:
De Bubuia

Publicado por:

De Bubuia

Saiba Mais

Veja também

Geral
Geral

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )