Site de Notícias do Amapá

Terça-feira, 14 de Outubro de 2025

Notícias/Economia

Fim de desconto de ICMS ameaça encarecer produtos no Amapá

O comércio do Amapá está apreensivo com o fim do desconto de 7% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos vindos de São Paulo. A medida, que entrou em vigor em janeiro deste ano, pode elevar os preços dos produtos e impactar negativamente a economia local.

Fim de desconto de ICMS ameaça encarecer produtos no Amapá
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Entenda o caso

O governo de São Paulo extinguiu o benefício fiscal por meio de um decreto que renovou os benefícios fiscais do estado, mas não incluiu as áreas de livre comércio do Amapá, especificamente de Macapá e Santana. Com isso, empresas paulistas que antes vendiam mercadorias com desconto, agora precisam repassar o valor integral do imposto, o que eleva o custo dos produtos.

Impacto no comércio local

Publicidade

Leia Também:

De acordo com Ladislau Monte, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio), o fim do desconto pode aumentar os preços dos produtos em até 30%.

Segundo Marlúcia Sullyvan, presidente da Associação Amapaense de Supermercados, a medida gera um "efeito dominó", aumentando o preço para as empresas e, consequentemente, para os consumidores.

Impacto para o consumidor

O aumento dos preços pode impactar diretamente o bolso dos amapaenses, que terão que arcar com custos mais altos para adquirir produtos essenciais. Além disso, a medida pode afetar a competitividade das empresas do Amapá e até mesmo levar a demissões, conforme alerta o presidente da Fecomércio.

Solução em debate

O governo do Amapá e as entidades empresariais estão buscando uma solução para o problema. No entanto, a decisão final depende do governo de São Paulo.

Comentários:
De Bubuia

Publicado por:

De Bubuia

Saiba Mais

Veja também

Governo do Amapá
Governo do Amapá

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )