Uma importante barreira para a integração regional entre Brasil e França foi derrubada nesta quinta-feira, 5 de junho. Em um anúncio conjunto, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente brasileiro, Lula da Silva, confirmaram em Paris o fim da exigência de visto para brasileiros entrarem na Guiana Francesa. A medida representa uma grande vitória para o povo amapaense, especialmente para os moradores de Oiapoque, município que faz fronteira direta com o território ultramarino francês.
A decisão é o ápice de intensas tratativas diplomáticas, defendidas incansavelmente pelo governador do Amapá, Clécio Luís, durante as reuniões da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT). Esses encontros, realizados em Caiena (Guiana Francesa) em 2023 e em Macapá em 2024, foram cruciais para demonstrar os avanços nas relações bilaterais, com foco especial na conexão entre o Amapá e a Guiana Francesa.
“O que nós queríamos era a reciprocidade, que é um princípio diplomático. Retomamos isso em 2023, quando assumi a cooperação transfronteiriça. Colocamos essa pauta como prioridade, e o presidente Macron assumiu o compromisso de abolir o visto, o que se concretizou hoje. Essa decisão facilita muito a relação entre os povos, estimula o esporte, a cultura, o turismo e, principalmente, os negócios, facilitando a realização de parcerias e investimentos entre a Guiana Francesa e o Amapá”, destacou o governador Clécio Luís, celebrando a conquista.
Flexibilização e futuro da cooperação
A flexibilização para a emissão de vistos já vinha ocorrendo em 2024, com a França permitindo a coleta biométrica no próprio Amapá. Anteriormente, todo o procedimento para o "France-visas" era centralizado em Brasília. Essas missões, coordenadas pela Embaixada da França no Brasil e acompanhadas pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional), já demonstravam a intenção de estreitar os laços.
“Essa é a conquista mais importante que poderíamos ter para a relação do Amapá com a Guiana Francesa, muito diálogo construiu o resultado deste dia que irá facilitar as relações entre os nossos povos e construir as bases de muita cooperação”, destacou Fabrício Penafort, secretário da Amapá Internacional.
As tratativas iniciadas durante os encontros da CMT, que contaram com a participação de 60 membros do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e cerca de 100 autoridades francesas, fazem parte de uma política de desenvolvimento iniciada pelo Governo do Estado do Amapá. O objetivo é incentivar a troca econômica, turística e social na fronteira, que já compartilha laços culturais.
As próximas etapas dessa relação promissora serão definidas durante a 14ª reunião da Comissão Mista Transfronteiriça, marcada para os dias 11 e 12 de junho em Caiena. Delegações do Governo do Amapá, chefiadas pelo governador Clécio Luís, e representantes do território ultramarino francês participarão do encontro para consolidar os novos avanços e fortalecer ainda mais a cooperação bilateral
Comentários: