O governador Clécio Luís classificou como um “passo estratégico para o Amapá” a licença concedida pelo Ibama à Petrobras para iniciar pesquisas de petróleo a 175 km da costa amapaense. A declaração foi feita nesta terça-feira (21), durante coletiva no Palácio do Setentrião, em Macapá.
Durante o encontro com jornalistas de rádio, TV e portais de notícias, Clécio Luís explicou que o Estado está na fase inicial de pesquisa, sem previsão de exploração neste momento.

“A decisão apresentada é um passo estratégico para a segurança energética. Buscamos o desenvolvimento econômico e a geração de empregos para o Amapá. Estamos na fase de pesquisas, mas já temos planejamentos futuros para alavancar o estado”, destacou o governador.
A licença concedida pelo Ibama autoriza a perfuração de um poço para pesquisa exploratória. Caso seja identificado petróleo em volume comercialmente viável, será aberto novo processo de licenciamento para a fase de produção.
De acordo com a Petrobras, a pesquisa ocorrerá a 175 km da costa do Amapá e 540 km da foz do Rio Amazonas, o que reduz os riscos de contaminação em caso de acidentes.
O vice-governador Teles Júnior ressaltou o impacto positivo que o projeto pode trazer à economia amapaense. “O que visamos é vocacionar nossa infraestrutura para o setor petrolífero e criar oportunidades para nossos jovens. Precisamos preparar o Estado, mas também a população para aproveitar as oportunidades que virão.”
Os serviços de pesquisa serão realizados com tecnologias de ponta, priorizando a segurança operacional e o respeito ambiental, com ênfase na redução das emissões de carbono.
O Governo do Amapá pretende acompanhar todas as etapas do projeto para garantir transparência, responsabilidade ambiental e retorno econômico ao estado.
Comentários: