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Terça-feira, 14 de Outubro de 2025

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Marinha realiza batimetria no Porto de Santana com apoio da CDSA

Serviço garante atualização da carta náutica e mais segurança nas operações portuárias no Amapá.

Marinha realiza batimetria no Porto de Santana com apoio da CDSA
Foto: CDSA
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A Marinha do Brasil realiza batimetria no Rio Amazonas, no canal de acesso ao Porto de Santana, com acompanhamento da Companhia Docas de Santana (CDSA). O trabalho garante mais segurança para navios de cabotagem e longo curso.

O canal de acesso ao Porto de Santana possui de 30 a 40 metros de profundidade e entre 500 e 800 metros de largura, variando conforme a maré. A batimetria permite atualizar a carta náutica usada por embarcações que trafegam pela região.

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Técnicos da Companhia Docas de Santana acompanham o trabalho da Marinha, que contempla os píeres 01 e 02. Segundo o diretor-operacional Edilson Barros, a ação conjunta aumenta a segurança das operações portuárias diárias.

A parceria entre a Capitania dos Portos, comandada pelo capitão Daniel Moraes, e a CDSA fortalece o fluxo de navios de cabotagem e de longo curso. “A batimetria nos dá mais segurança operacional para todos os navios que atracam em nossos píeres”, destacou Barros.

Para que serve a batimetria em rios e portos?

A batimetria mapeia a profundidade de rios e mares usando sonares. Esses dados revelam curvas e relevos subaquáticos, fundamentais para navegação segura, engenharia portuária, dragagem e monitoramento ambiental.

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De Bubuia

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