O Ministério de Portos e Aeroportos assinou termo de compromisso que assegura R$ 12 milhões para a pavimentação das vias internas e de acesso ao Porto de Santana (CDSA), no Amapá. O projeto faz parte do Novo PAC e prevê a execução de 1,2 km de pavimento estruturado em uma área de 10 mil m², modernizando a infraestrutura terrestre do porto.
A solenidade, que ocorreu nesta segunda-feira (15), contou com a presença do ministro Silvio Costa Filho, do governador Clécio Luís, do senador Randolfe Rodrigues, do prefeito de Santana Bala Rocha, da deputada federal Aline Gurgel e de outras autoridades.
Porto de Santana ganha reforço estratégico
O ministro Silvio Costa Filho destacou que os investimentos consolidam o porto como um dos mais importantes da América Latina. “A requalificação das vias internas vai melhorar a governança do porto e ampliar sua capacidade logística”, afirmou.
O governador Clécio Luís também ressaltou o avanço. “Esse passo é fundamental para atrair mais negócios e consolidar o protagonismo do Porto de Santana”.
Conexão direta com a China impulsiona exportações
Em agosto, o Porto de Santana inaugurou uma rota marítima direta com o Porto de Gaolan (Zhuhai), na China, reduzindo em até 30 dias o tempo de transporte e diminuindo custos logísticos. O marco reforça a posição do porto no Arco Norte, ampliando a exportação de soja e cavaco de madeira produzidos no Amapá.
Autoridades defendem impacto econômico para o Amapá
Para o prefeito Bala Rocha, investir no porto é investir na economia: “Significa gerar emprego, renda e oportunidades para Santana e para todo o estado”. Já o senador Randolfe Rodrigues destacou a localização estratégica: “O Porto de Santana é o mais estruturado do Brasil, próximo da Europa, do Oriente e dos mercados do Norte e Sul”.
Expansão prevista para 2025 e 2026
O Porto de Santana, que hoje possui dois píeres de 200 e 150 metros, prevê novos arrendamentos de áreas da CDSA. Entre os projetos, estão a MCP03, com investimentos de R$ 90 milhões, e a MCP01, com R$ 150 milhões destinados a melhorias estruturais.
Movimentação cresce nos últimos anos
Nos últimos três anos, o porto movimentou 9,2 milhões de toneladas. Só em 2025, de janeiro a junho, foram 1,8 milhão de toneladas, o que representa aumento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2024.
Comentários: