O Governo do Amapá, em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está promovendo um processo seletivo para o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que oferece vagas gratuitas para o curso de assistente administrativo. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), busca qualificar jovens de baixa renda e usuários do programa Novo Amapá Jovem para o mercado de trabalho.
O curso, que terá duração de 25 de março a 26 de maio, no horário das 18h30 às 22h30, disponibilizará 30 vagas. Metade delas será destinada aos jovens participantes do programa Novo Amapá Jovem, enquanto a outra metade será aberta ao público externo. Para se candidatar, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Ser pessoa de baixa renda, com renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais.
- Ser aluno matriculado ou egresso da educação básica.
- Ser trabalhador empregado ou desempregado.
- Ser usuário dos programas de proteção a pessoas ameaçadas, conforme a legislação vigente.
A iniciativa visa oferecer oportunidades de formação profissional para jovens como Annie Carolini, de 17 anos, que busca ingressar no mercado de trabalho como assistente administrativa. "A carreira de assistente administrativo é uma chance para que eu possa trabalhar em uma empresa, pois passa uma visão geral do funcionamento de várias áreas. Também vai me ajudar a desenvolver habilidades em gerenciamento de projetos, resolução de problemas, e uso de sistemas de gerenciamento de documentos", ressaltou Annie.
Pedro Henrique, de 19 anos, que cursa o primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café e é bolsista do programa Novo Amapá Jovem, também se inscreveu no curso com o objetivo de se destacar no mercado de trabalho. "As pessoas que possuem cursos na área administrativa são preparadas para lidar com a agilidade do mercado, que exige precisão nas tarefas diárias. No ambiente corporativo atual, a flexibilidade é muito valorizada, especialmente em um cenário cada vez mais digital e competitivo", pontuou o estudante.
Além de conhecimentos técnicos, o curso também visa desenvolver habilidades socioemocionais nos alunos, como equilíbrio emocional e gerenciamento de conflitos, que são consideradas essenciais para o sucesso profissional.
Comentários: