Segundo o Ministério da Justiça, o estado reduziu de forma significativa os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), como homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Entre janeiro e setembro de 2025 foram registradas 150 vítimas, o menor número em 15 anos.
De acordo com a Sejusp, os resultados são fruto de uma política integrada que envolve investimentos em tecnologia, fortalecimento da inteligência policial, aumento do efetivo, operações conjuntas e treinamentos especializados.
Operação recente levou à maior apreensão de fuzis já registrada no Amapá, com armas de alto calibre, carregadores e munições retirados de circulação. O episódio enfraqueceu rotas do crime organizado e elevou a capacidade de resposta das forças de segurança, refletindo nos indicadores de 2024–2025.
Operações de repressão a facções, apreensão de armas pesadas e combate ao tráfico de drogas também contribuíram para a queda.
Quais números destacam o Amapá no Mapa da Segurança Pública 2025?
- Homicídios dolosos: queda de -28,71%em 2024 (216 casos contra 303 em 2023).
- Latrocínios: redução de -69,23%, passando de 13 para 4 casos.
- Lesão corporal seguida de morte: redução de -81,25%, maior queda do Brasil.
- Feminicídios: redução de 50%, de 4 para 2 casos, menor número do país.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Cézar Vieira, afirmou que os números comprovam a eficiência da gestão: “Essa marca é histórica e mostra o compromisso do Governo do Amapá com a segurança pública. É o resultado de união de esforços, inteligência e firmeza no combate à criminalidade”.
Além da sensação de segurança, a queda nos índices fortalece a confiança da população, atrai investimentos e estimula o desenvolvimento do estado, segundo a Sejusp. O governador Clécio Luís tem conduzido a área como prioridade estratégica.
Comentários: