Em uma iniciativa que visa transformar vidas e impulsionar o empreendedorismo, o Governo do Amapá iniciou um curso gratuito de qualificação profissional em gastronomia para os moradores do Residencial Miracema, na Zona Norte da capital. A ação, que faz parte da política de habitação de garantir dignidade e promover oportunidades, capacita 21 pessoas na arte de fazer tortas e bolos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A autônoma Juciane, de 31 anos, expressou sua satisfação com a oportunidade. “É uma oportunidade para nós que moramos aqui no Miracema, cada momento aqui está sendo único, e temos que aproveitar porque aqui nós estamos aprendendo como fazer com técnica a elaboração de um recheio, uma torta... é uma área com a qual já tenho familiaridade porque já faço bolo, só que vou sair do curso com uma experiência aprimorada”, comentou.
O curso oferece um certificado de 30 horas, com aulas no turno da tarde, na cozinha da Escola Estadual Prof. Carlos Alberto Viana Marques. O chefe de cozinha especialista na área, João Paixão, é o responsável por transmitir diversas técnicas aos alunos. “Estamos no módulo 1, que é o de confeitaria, em que é ensinado a produção de quatro recheios: de brigadeiro, de leite ninho, de cupuaçu e uma geleia de maracujá, juntamente com uma torta de sonho de valsa e pão de ló tradicional de chocolate. Daqui elas já estarão aptas a fazer uma maior produção, e quem sabe ganhar uma renda extra”, explicou o chefe.
Os cursos de capacitação nos habitacionais são portas de oportunidades cruciais para aqueles que não têm acesso à qualificação profissional gratuita. Coordenados pela Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), que acompanha de forma contínua a execução das aulas, essas iniciativas refletem a mudança de vidas por meio do acesso a conhecimentos que podem ser aplicados diretamente no mercado de trabalho ou no início de uma carreira empreendedora.
Wanny Castro, uma das coordenadoras do Residencial, ressaltou o engajamento da comunidade. “Buscamos sempre parceiros para os cursos de capacitação para os moradores do residencial Miracema, a população participa ativamente, porque é um meio que eles têm de agarrar a oportunidade. Isso mostra que o Governo do Amapá tem esse compromisso com os moradores, de dar esperança por meio da qualificação profissional e alternativas para que eles invistam em algo que possa dar um retorno financeiro”, destacou.
Comentários: