O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) reuniu, na manhã desta segunda-feira (1º), prefeitos de diversos municípios do estado para uma agenda de orientações sobre transparência e gestão eficiente dos recursos públicos. O encontro foi conduzido pelo presidente do TCE, Reginaldo Ennes, e marcou a primeira reunião do ano de 2025 entre a corte de contas e os gestores municipais.
Além de debater as práticas de controle e fiscalização dos gastos públicos, a pauta incluiu temas como a execução de emendas parlamentares e o monitoramento das despesas com pessoal.
Ferramentas de controle apresentadas
Auditores de controle externo do Tribunal participaram da reunião e apresentaram os principais painéis e sistemas utilizados pelo TCE no acompanhamento da gestão municipal. Entre eles, o Geo-Obras, que permite monitorar a execução de obras em tempo real, e o Painel de Emendas PIX, voltado para a transparência no repasse e utilização das emendas parlamentares. Também foram detalhados os acompanhamentos de receita municipal.

Segundo o presidente Reginaldo Ennes, o objetivo é promover fiscalização e controle eficaz. “Nosso objetivo é discutir transparência, a execução das emendas parlamentares e a execução das despesas com pessoal no estado, dentre outros assuntos”, destacou.
Reação dos prefeitos
O presidente da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), Carlos Sampaio, avaliou o encontro como um marco para a gestão pública.
“O Tribunal de Contas tem feito com que os gestores mantenham um olhar atento e focado nos compromissos e nas responsabilidades de cada gestor municipal. A colaboração entre os poderes é fundamental para que as demandas da população sejam atendidas de maneira eficaz e transparente”, afirmou.
Ennes reforçou ainda a importância da cooperação entre o TCE e as administrações municipais. “Este será um dia de grande trabalho, porque estaremos com os prefeitos, que são nossos principais gestores junto com o governo do estado. O trabalho conjunto resultará em muito avanço para a transparência e para a fiscalização dos recursos públicos”, concluiu.
Participação
Também estiveram presentes na reunião os conselheiros Regildo Salomão, Maria Elizabeth e Marília Góes, além dos membros do Ministério Público de Contas, Antonio Clésio e Amélia Gurjão.
Comentários: